Categorias: Orquídeas

Como Cultivar Orquídeas Vanda?

Aprenda no artigo a como cultivar orquídeas Vanda e ter lindas flores junto com uma planta robusta, totalmente resistente.

Modelo de orquídea Vanda.

Ao acompanhar os conselhos e as dicas de como cultivar orquídeas Vanda você não precisa gastar excesso de tempo ou dinheiro. Dá até para montar a própria floricultura e o próprio orquidário.

Também não precisa gastar milhares de reais em cursos presenciais de cuidados com orquídea que ensinam apenas uma vez. É só ler os aconselhamentos a seguir!

As Orquídeas Vanda

Antes de ir fundo para saber as técnicas de cultivo vale a pena conhecer um pouco mais sobre esta espécie de planta exuberante.

Para se devolver é preciso atenção apenas na umidade e iluminação adequada.

Ou seja, dispensa substrato. Para cultivar vale a pena amarrar em um pedaço de madeira, no tronco de árvores ou até nos vasos de barro e madeira.

A Escolha dos Melhores Vasos

A escolha do vaso.

O vaso precisa ser composto por barro e ter buracos grandes no fundo ou nas laterais, tendo em vista que as raízes precisam estar mais soltas para ter energia superior convertida da umidade.

Não se pode ignorar o fato de que enterrar as raízes é uma medida contraindicada em matéria de cultivo das orquídeas Vanda.

De Olho no Clima

Tipos de clima.

Algumas regiões do Brasil são conhecidas pelo clima quente ao ponto de prejudicar o desenvolvimento das orquídeas.

Para estes casos específicos pode ser útil utilizar uma pequena quantidade de estagno nas laterais do vaso.

Esta é uma maneira de evitar com que a temperatura elevada ofereça ressecamento nas raízes.

Qual é a Melhor Forma de Realizar o Plantio?

É importante assegurar que as raízes da orquídea Vanda fiquem soltas. Utilize cestas de madeira ou com plástico para suspender a planta. Para isto use um pedaço de arame.

O crescimento é indefinido, de modo que você precisa oferecer bastante alimento no intuito de fazer florescer inúmeras vezes.

Adubar Também Faz Parte do Processo de Como Cultivar Orquídeas Vanda

Imagem ilustrativa: adubagem das orquídeas vanda

Requer o uso de adubos para se desenvolver com mais efetividade.

A adubagem foliar (mais indicada) está presente nas prateleiras das lojas especialistas em adubos e plantas.

Aplique com uso de um borrifador 2 vezes por mês ou 1 vez na semana.

Não se pode ignorar o fato de que você pode adubar inclusive quando a planta está com flores em nascimento ou desenvolvidas.

Atenção: Ao aplicar adubos tenha o máximo de cuidado para não atingir as flores da orquídea Vanda. Continue lendo para saber como cuidar de orquídeas da forma certa, tenho certeza que você vai adorar.

A melhor hora de realizar adubagem é quando o sol possui os raios um pouco mais fracos: das 6 horas às 8 horas ou de 16 horas a 17 horas.

Vale a Pena Usar Muita Água?

Dúvidas respondidas em relação a água.

É possível inclusive usar três cubos de gelos semanais para fornecer líquido quando você não estiver em casa porque está na viagem de férias.

Nas regras essenciais a rega mais indicada é no início das manhãs, logo após o surgimento dos primeiros raios solares do dia. Entre 1 hora e 3 horas a planta fica seca por completo.

Embora esta espécie de orquídea tenha um gosto apreciado por água, não se recomenda encharcar durante as regas.

Regar Conforme a Temperatura Ambiente

Entre água filtrada e as águas das chuvas sem dúvidas a segunda opção é uma escolha mais ideal para desenvolver vegetais.

Se o dia estiver próximo aos 40 graus célsius vale a pena molhar um pouco antes de iniciar a noite.

Uma vez que a temperatura ambiente esteja na casa dos 13 graus célsius é mais recomendável evitar regas diárias. Procure regar 1 vez a cada 2 dias.

De Olho nas Raízes Mais Longas

Raízes longas das plantas.

Uma das formas mais fáceis para identificar que os cuidados com orquídeas Vanda não estão sendo realizados da forma correta é analisar as raízes.

Se a raiz da orquídea estiver muito longa é sinal de que existe baixa umidade e muita secura no ambiente em que se desenvolve a planta premiada.

Por outro lado, quando a raiz está curta em excesso representa indício de que a temperatura e as precauções estão em dia para ocorrer o perfeito desenvolvimento.

Observação: A morte da Vanda pode ocorrer se a planta perder as folhas localizadas mais próximas à região das raízes, o que evidencia um óbito por carência de água.

Quais as Melhores Condições para Cultivar Orquídeas Vanda?

Temperatura da planta

Temperaturas mais baixas são contraindicadas para o cultivo da planta que prefere clima quente, 25 graus célsius na média.

Se ultrapassar 29 graus célsius mantenha o chão do ambiente molhado para favorecer a umidade ambiental.

A planta floresce no máximo quatro vezes a cada ano, com folhas e flores variadas em termos de tamanho, que duram 25 dias na média.

Mais informações especiais sobre como cultivar orquídeas Vanda ou outro tipo de orquídea você encontra em um curso online.

Faça a sua inscrição no curso sobre cultivos de orquídeas e compreenda tudo o que deve ser feito sem precisar sair do conforto da sua casa.

Ver Comentários

    • É verdade, Marta!

      Mas com muito cuidado e dedicação, qualquer pessoa é capaz de cultivá-las.

      Abraços!

  • Que legal!Gostei muito do artigo das dicas para cultivar as orquídeas vanda. Estarei sempre acompanhando. Muito obrigada!

Posts recentes

Como Fazer Adubo Orgânico Caseiro para Orquídeas com Borra de Café

Saiba tudo a respeito de como fazer adubo orgânico caseiro para orquídeas com borra de café, conselhos dos floricultores profissionais.…

% dias atrás

Como Salvar uma Orquídea Doente? Super dica!

Agora veja as melhores dicas sobre como cultivar uma orquídea doente. Não jogue sua planta no lixo antes de ler…

% dias atrás

10 Tipos de Orquídeas Mais Raras do Mundo

Quais são os tipos de orquídeas mais raras do mundo? Descubra 10 escolhas ornamentais com bastante demanda e pouca oferta…

% dias atrás

Tudo o que você precisa saber sobre as orquídeas

Orquídeas, também conhecidas como Orchidaceae, são uma das mais lindas flores ao redor devido às suas flores grandes e duradouras…

% dias atrás

Devo Colocar Gelo nas Raízes das Orquídeas?

Eu devo colocar gelo nas raízes das orquídeas ou esta é uma ideia que representa apenas outro dos mitos sobre…

% dias atrás

Como Multiplicar as Orquídeas do seu Jardim?

Não perca a revelação dos 10 melhores conselhos profissionais de como multiplicar as orquídeas do seu jardim e tornar tudo…

% dias atrás