Categorias: Orquídeas

Devo Colocar Gelo nas Raízes das Orquídeas?

Eu devo colocar gelo nas raízes das orquídeas ou esta é uma ideia que representa apenas outro dos mitos sobre o cultivo.

Colocando gelo nas orquídeas.

Devo colocar gelo nas raízes das orquídeas? Não é uma boa indicação? Após um bom tempo cuidando da plantinha sempre surge aquele medo de experimentar medidas nunca antes testadas na vida.

Na área de cultivo das orquídeas uma ideia parece ser moda: Usar gelo nas plantas para fornecer água aos poucos e ao mesmo tempo oferecer um certo equilíbrio climático, o que pode ser útil em países quentes ou tropicais como Brasil.

Por que Devo Colocar Gelo nas Raízes das Orquídeas?

Na prática existem duas razões principais que justificam esta ideia gelada:

  • Cubos de gelo fornecem a quantia certa de água nos momentos ideais, sem encharcar, para favorecer o desenvolvimento da planta;
  • Usar cubos de gelos nas orquídeas (raízes) é uma maneira atestada de modo científico para simular o frio que as plantas precisam para evoluírem da melhor forma possível.

Qual a Periodicidade?

Períodos para colocação do gelo.

A grande parte da leitura especializada sobre este assunto em questão indica o uso de 3 pedras de gelo para cada semana.

Interessante notar que este conselho está presente inclusive nas embalagens de orquídeas à venda na internet.

Regas com Gelo e Orquídeas

Regando com água gelada.

Você já deve ter ouvido falar que encharcar as orquídeas é um dos piores erros possíveis na hora de cuidar de orquídea.

Por este motivo que muitas pessoas possuem dúvidas sobre a verdadeira efetividade do uso de gelo.

A umidade que envolve as orquídeas é importante ao desenvolvimento botânico, o que explica esta necessidade de evitar encharcar as raízes.

Contudo, as pesquisas mais atuais dizem que a raiz da orquídea não absorve umidade direto de água, mas sim do ar que circula ao redor, pegando um pouco ar gelado.

Também por este motivo é importante nunca encharcar a planta, mantendo apenas úmido o substrato.

Sólido ou Líquido

Você pode usar água na forma líquida ou sólida (gelo), tendo em vista que não precisa exagerar no uso, além de que orquídeas jamais exigem regas com frequência mais constante.

Lentamente os gelos derretem na orquídea, isto ajuda ao considerar que o substrato necessita de certo tempo para uma completa absorção da água.

O uso de cubos precisa ser limitado para evitar que ocorra um completo encharcamento.

Simulação: Gelo e Orquídeas

Alguns gêneros de orquídeas parecem florescer melhor nas noites mais frias do ano, embora ainda não existam estudos suficientes para comprovar esta alegação, embora cresçam os relatos de floricultores que obtêm êxito com este processo.

Uma Questão de Energia

Orquídea florida e bem viva.

Não se pode ignorar o fato de que a energia acumulada das plantas em períodos anteriores também é importante para a formação de flores nas orquídeas.

Na prática a orquídea precisa apenas de um pouco de energia para conseguir uma completa recuperação exigida pela força exercida no processo de floração.

Cuidado: Uma vez que você comece a forçar as evoluções das flores, mesmo que a planta não tenha energia suficiente, acontece um enfraquecimento pleno capaz inclusive de matar a espécie.

Passo a Passo: Como Cuidar de Orquídeas

Faça o curso online Como Cuidar de Orquídeas, disponível de graça. Aprenda tudo aquilo que você gostaria de saber para evoluir seu jardim com os nascimentos das mais belas flores exuberantes.

É necessário apenas baixar o curso e conferir os ensinamentos, praticando todas as etapas, explicadas nos mínimos detalhes com uma linguagem acessível até para quem não é especialista em botânica.

Como colocar gelo na orquídea da melhor forma? Quais devem ser as condições das tesouras para podar? O que fazer com objetivo de substituir os vasos?

As respostas destas e outras perguntas estão presentes no curso (baixe aqui).

Posts recentes

Como Fazer Adubo Orgânico Caseiro para Orquídeas com Borra de Café

Saiba tudo a respeito de como fazer adubo orgânico caseiro para orquídeas com borra de café, conselhos dos floricultores profissionais.…

% dias atrás

Como Salvar uma Orquídea Doente? Super dica!

Agora veja as melhores dicas sobre como cultivar uma orquídea doente. Não jogue sua planta no lixo antes de ler…

% dias atrás

10 Tipos de Orquídeas Mais Raras do Mundo

Quais são os tipos de orquídeas mais raras do mundo? Descubra 10 escolhas ornamentais com bastante demanda e pouca oferta…

% dias atrás

Tudo o que você precisa saber sobre as orquídeas

Orquídeas, também conhecidas como Orchidaceae, são uma das mais lindas flores ao redor devido às suas flores grandes e duradouras…

% dias atrás

Como Cultivar Orquídeas Vanda?

Aprenda no artigo a como cultivar orquídeas Vanda e ter lindas flores junto com uma planta robusta, totalmente resistente. Ao…

% dias atrás

Como Multiplicar as Orquídeas do seu Jardim?

Não perca a revelação dos 10 melhores conselhos profissionais de como multiplicar as orquídeas do seu jardim e tornar tudo…

% dias atrás