Categorias: Orquídeas

Tudo o que você precisa saber sobre as orquídeas

Orquídeas, também conhecidas como Orchidaceae, são uma das mais lindas flores ao redor devido às suas flores grandes e duradouras e cores vibrantes. Elas podem ser encontradas em tons de branco, rosa, magenta, roxo e amarelo. Orquídeas simbolizam fertilidade, elegância e amor. Por esta razão, elas são frequentemente dadas como presentes.

Foto orquídea de traça.

Um dos tipos mais populares de orquídeas é a orquídea de traça ou phalaenopsis. Esta variedade floresce de uma a duas vezes por ano e as flores duram de dois a três meses. Outros tipos populares de orquídeas são dendrobium e oncidium, que florescem uma a duas vezes por ano e têm flores que duram pouco mais de um mês.

Se você é proprietário de orquídeas ou quer dar uma orquídea como presente, é importante conhecer os cuidados exclusivos que essa variedade de flores requer. Siga o nosso guia de orquídeas para aprender a cuidar de orquídeas. Do conselho do solo a dicas de rega, temos a receita para manter a sua orquídea viva e saudável.

Como fazer crescer as orquídeas

Existem mais de 20.000 tipos de orquídeas em todo o mundo e seu crescimento depende de alguns fatores. Envasamento adequado, base do solo, rega e iluminação são todos os componentes que são vitais para o crescimento de uma orquídea.

Envasamento

Sua orquídea deve ser plantada em um vaso que tenha bastante drenagem. Deve haver furos de drenagem no fundo do vaso para garantir que o excesso de água seja drenado completamente. Se sua orquídea vem em um pote que não tem esse recurso, você precisará mudá-la em um que não tem esse recurso.

Solo

Solos preferidos das orquídeas.

As orquídeas devem ser plantadas em solo de drenagem rápida. É sugerido o uso de mistura de envasamento à base de musgo ou casca. Dependendo de qual você escolher, o cuidado com orquídeas irá variar.

A mistura à base de casca permite que a água escorra rapidamente, então você precisará regar sua orquídea com mais frequência. A mistura de musgo retém mais água, para que você possa passar mais tempo entre as regas.

Temperatura

As orquídeas crescem melhor em ambientes com temperatura de 60 a 75 graus Fahrenheit (16 a 24 graus Celsius). Estas temperaturas moderadas, em combinação com um pouco de circulação de ar, permitirão que a sua orquídea desenvolva flores grandes e bonitas.

Veja também: Posso colocar gelo nas raízes das orquídeas

Luz (iluminação)

As orquídeas devem ser mantidas perto de uma janela voltada para o sul ou leste, se possível. Eles precisam de muita luz, mas não de luz direta. Se eles estiverem perto de uma janela voltada para o oeste, a luz será muito forte, então você pode precisar colocar uma cortina transparente na janela. As janelas voltadas para o norte não fornecem luz suficiente para a sua orquídea.

Como regar orquídeas

Quantas vezes você rega sua orquídea vai depender do seu clima, níveis de umidade e meio de envasamento. As orquídeas geralmente precisam ser regadas a cada poucos dias. Quando se trata de regar orquídeas, o erro mais comum é sobrecarregá-las. A podridão da raiz é uma doença comumente encontrada nessa variedade de plantas.

Como cuidar de orquídeas depois que elas florescerem

Flor rosa.

Depois de ter gostado da bela flor da orquídea, você precisará regá-la, alimentá-la e podá-la para que ela permaneça saudável. Tendo todos os cuidados necessários, tenha certeza que você terá uma planta muito linda.

Fertilizar

O fertilizante é essencial para reviver sua orquídea inativa. Você precisará alimentar a planta fertilizando-a com um fertilizante de plantas domésticas bem balanceado, semanalmente ou mensalmente, dependendo da variedade.

Ameixa seca

Depois que a flor secar, o caule deve ser podado. Você pode cortar o velho pico de flores perto da base do caule. É raro uma orquídea reflorescer no mesmo caule.

Reflorescer

Orquídea branca

Se você cuida da sua orquídea conforme as instruções, você deve ver um reflorescimento em seis a nove meses. Se a sua orquídea não está florescendo, provavelmente é por causa de uma dessas oito razões:

  1. Não há luz suficiente
  2. Muita luz
  3. Temperatura errada
  4. Fertilizante demais ou muito pouco fertilizante
  5. Precisa de poda
  6. É a estação errada
  7. Muito pouca água
  8. Muita água

Saber como reflorescer orquídeas é uma habilidade que requer prática. Você. pode ter que testar alguns desses fatores antes de encontrar a origem do problema.

Quanto tempo as orquídeas vivem?

As orquídeas podem viver por anos e até décadas com o cuidado adequado. O ciclo de vida de uma orquídea consiste em um florescimento inicial (geralmente no outono), um período de dormência e um reenquadramento. Se a orquídea é cuidada, ela repete os estágios inativos e reencarnados a cada poucos meses.

Caso ainda reste dúvida, acesse o post como cuidar de orquídeas. Tenho certeza que você vai encontrar as respostas para todas as suas questões.

Este post foi modificado pela última vez em 3 de julho de 2019 17:06

Posts recentes

Como Fazer Adubo Orgânico Caseiro para Orquídeas com Borra de Café

Saiba tudo a respeito de como fazer adubo orgânico caseiro para orquídeas com borra de café, conselhos dos floricultores profissionais.…

% dias atrás

Como Salvar uma Orquídea Doente? Super dica!

Agora veja as melhores dicas sobre como cultivar uma orquídea doente. Não jogue sua planta no lixo antes de ler…

% dias atrás

10 Tipos de Orquídeas Mais Raras do Mundo

Quais são os tipos de orquídeas mais raras do mundo? Descubra 10 escolhas ornamentais com bastante demanda e pouca oferta…

% dias atrás

Como Cultivar Orquídeas Vanda?

Aprenda no artigo a como cultivar orquídeas Vanda e ter lindas flores junto com uma planta robusta, totalmente resistente. Ao…

% dias atrás

Devo Colocar Gelo nas Raízes das Orquídeas?

Eu devo colocar gelo nas raízes das orquídeas ou esta é uma ideia que representa apenas outro dos mitos sobre…

% dias atrás

Como Multiplicar as Orquídeas do seu Jardim?

Não perca a revelação dos 10 melhores conselhos profissionais de como multiplicar as orquídeas do seu jardim e tornar tudo…

% dias atrás